12o. Congresso Brasileiro de Dor

 

Aconteceu em Curitiba, entre os dias 30/09/15 e 03/10/15, o 12o. Congresso Brasileiro de Dor. Entre os assuntos mas discutidos, estava a importância dos exercícios físicos para o paciente com dor crônica. Uma Palestra Magna foi apresentada na manhã do dia 02/10/15 pela professora Kathleen Anne Sluka (EUA): “Does exercise increase or decrease pain? Underlying mechanisms and clinical implications.”

IMG_1861

Os dados apresentados foram muito interessantes… quando o paciente com dor crônica, sedentário, começa a realizar uma atividade física, há uma relativa piora de suas dores, por uma resposta ao trauma muscular. Após este período inicial, com a persistência na atividade física, os receptores moduladores de dor, a nível central e periférico, começam a ficar menos sensibilizados gradual e progressivamente… diminuindo a dor crônica!

Isto é o que observamos na prática diária!

E no último dia, a “Caminhada Pare a Dor”, no pátio do Expotrade Center em Curitiba.

IMG_1898

Outra publicação interessante para leitura dos pacientes, foi o livro da Doutora Fabíola Peixoto Minson, “Ufa! Chega de Dor”, com histórias reais de pacientes que venceram a sua dor. Leitura simples e elucidadativa!

IMG_1932

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *