Capsaicina, a medicação que veio da pimenta!

DSC00316

A Capsaicina é uma substância derivada das pimentas vermelhas (como pimenta malagueta), responsável pela sensação de ardência desencadeada por este alimento. Do ponto de vista medicinal, é utilizada topicamente, atuando como moduladora da Substância P, uma substância envolvida nos processos de sensibilização periférica na dor crônica. Algumas formulações terapêuticas são vendidas como cremes e, mais atualmente, adesivos de capsaicina em altas doses. Este tipo de adesivo ainda não está disponível no Brasil, mas já é bastante utilizado nos EUA e Europa. Seu uso clínico envolve o tratamento de neuropatias periféricas, como aquela causada por sequela de infecção pelo herpes-zoster ou outras neuropatias localizadas. Para o uso do creme de capsaicina, quando prescrito por um médico habilitado, deve-se aplicar o creme no local recomendado, deixando-se por um período limitado, de 15 minutos até 1 hora, e lavar o local após este uso, evitando-se irritação local prolongada. Sempre lavar as mãos após a manipulação do produto.

10 Comentários

  1. Boa noite, onde encontro os adesivos de capsaicina, sou portadora de neuropatia periferica, e descobri esse produto em um site Portugues mas no Brasil não consigo encontrar. Peço ajuda!!!

    1. Olá Kátia, os adesivos de capsaicina estão disponíveis na Europa e nos EUA,mas ainda não estão no Brasil. Temos apenas a formulaçao em creme.

          1. Bom dia Dione,
            A pomada no Brasil se chama Moment. Procure um médico especialista em dor na sua cidade para orientações.

  2. Muito esclarecedor!
    Minha mãe 85 anos tem neuropatia periférica e osteoartrite, faz tratamento…mas gostaria de agregar o uso tópico da capsaicina.
    Vi em cremes só 0,025% na fórmula, existe algum com maior porcentagem? Os adesivos 8% onde encontro?

    1. Olá Sandra,
      Os adesivos à 8 % não estão disponíveis no Brasil. Procure um médico de dor para prescrição da capsaicina em doses mais altas disponíveis no Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *