Exercícios físicos

IMG_0468

O sedentarismo aumenta seu risco de desenvolver ou agravar hipertensão arterial, colesterol alto e diabetes. Além disso, aumenta a sensação de cansaço e os níveis de ansiedade. Antigamente recomendava-se às pessoas que estavam com dor o repouso. Hoje em dia, sabemos que isto não é benéfico. A atividade física ajuda no condicionamento muscular, queima de gorduras, liberação de neurotransmissores analgésicos e de bem estar, como as endorfinas, sendo essencial ao tratamento de pacientes com dor crônica. A qualidade do sono da pessoas que se exercitam com regularidade é melhor. A memória funciona com mais rapidez e eficiência. Sintomas depressivos diminuem. Com tudo isso, recomendação de exercícios físicos faz parte da prescrição de todos os médicos que tratam pacientes com dor.

O ideal é que você consulte seu médico para verificar suas condições físicas antes de iniciar um programa de exercícios. Dependendo de sua história, faixa etária e principalmente se você for totalmente sedentário, alguns exames podem ser necessários para verificar que tipo de exercícios você pode realizar sem causar prejuízos à sua saúde. Os melhores exercícios são aqueles que utilizam treinamento cardiovascular, os exercícios aeróbicos, tais como caminhada, corrida, bicicleta, natação e hidroginástica. Respeitar os gostos e preferências induviduais de cada um ajuda na aderência à atividade física. Se você tem medo de piscina, não adianta iniciar atividade de natação, por exemplo. Prefira os exercícios que você se identifique melhor.

2 Comentários

    1. Olá Denise,
      Existem tratamentos que podem ser bem eficazes com medicações orais, tópicas, bloqueios. Procure um médico especialista em dor na sua cidade.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *