Neuralgia herpética e pós-herpética

A Neuralgia pós-herpética (NPH) é a complicação crônica mais frequente da infecção pelo Herpes Zoster. É um tipo de dor neuropática causada como consequência do dano provocado ao nervo periférico durante a infecção. Geralmente a infecção pelo zoster é detectada na pele, em forma de erupções vesiculares e crostosas, que acometem dermátomos específicos, embora possa haver o quadro de Zoster sine herpete, que é um zoster sem erupção cutânea. A dor assume três características principais: dor espontânea em queimação, dor paroxística em choques, sensações desagradáveis como alodinia mecânica e hiperalgesia. 

Com relação ao tratamento, dividimos em tratamento da infecção aguda e tratamento da dor crônica. Na infecção aguda, o tratamento com agentes anti-virais está indicado nos casos de dor moderada a intensa, rash severo, envolvimento de face. Analgésicos como paracetamol, anti-inflamatórios e opioides orais promovem analgesia em neuralgia herpética aguda. A Amitriptilina em baixas doses por 90 dias desde o início do herpes pode diminuir a incidência de neuralgia pós-herpética.

Na neuralgia pós herpética crônica, são indicados a terapia tópica com patches de lidocaína, capsaicina tópica, medicações neuromoduladoras, tais como Pregabalina e Gabapentina e anti-depressivos tricíclicos, tais como Amitriptilina. Bloqueios de nervos intercostais ou nervos periféricos também são opções de tratamento para os casos refratários.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *